sexta-feira, 26 de março de 2010

Homenagem da semana- CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS...

Cinema, Aspirinas e Urubus  

Direção: Marcelo Gomes

Roteiro: Marcelo Gomes

Elenco: Madalena Accioly (Mulher da Cobra), Jeane Alves (Mulher Amamentando), Daniela Câmara (Neide), Peter Ketnath (Johann), João Miguel (Ranulpho)

Sinopse: 1942. No sertão brasileiro, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulfo, um brasileiro que foge da seca que assola a região. Dirigindo de vila em vila, eles trabalham exibindo um filme de propaganda de um medicamento aos habitantes de pequenos vilarejos, que nunca experimentaram o cinema. Enquanto cruzam as estradas poeirentas, eles buscam um novo horizonte para suas vidas.

Por Clenilson Sandim
Redação Cineclube



FILME"CHICO XAVIER"

Chico Xavier- O FILME...
O diretor Daniel Filho e parte do elenco da cinebiografia “Chico Xavier” se emocionaram e até relataram supostas experiências sobrenaturais nos bastidores das filmagens, durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (24), em Paulínia, no interior paulista. O filme teve première na noite de terça (22) na cidade, onde foram realizadas 40% das cenas.
O longa que conta a história do médium mineiro, da infância à maturidade, estreia em circuito em 2 de abril, com a expectativa de se tornar um dos campeões de bilheteria do ano no país. Além de tratar de assunto de grande apelo popular, o espiritismo, o lançamento acontece na data em que Chico Xavier (1910-2002) faria 100 anos.



O ator Nelson Xavier, que interpreta o médium entre os anos de 1969 e 1975, ficou com a voz embargada ao descrever o personagem. “Chico foi uma revolução em minha vida. A mensagem dele é que a gente tem que acreditar mais no amor”, explicou. “Eu vivia num ateísmo profundo antes de mergulhar no universo dele. Ao ler o livro fui tomado por uma cachoeira de emoções e lamentei ter vivido tanto tempo sem o Chico”.                                                                                                                                                                 

“Quando sonhava em ver meu livro transformado em filme, imaginava que dez passagens não poderiam ficar de fora. E ao ler o roteiro constatei que estavam todas lá”, completou o autor.

                                 

O livro a que o ator se refere é “As vidas de Chico Xavier”, do jornalista Marcel Souto Maior, no qual o roteiro é baseado. “Infelizmente, não vou desfrutar da vaidade de autor, de vir alguém me dizer que achou o livro muito melhor que o filme”, comentou Souto Maior.

“Quando sonhava em ver meu livro transformado em filme, imaginava que dez passagens não poderiam ficar de fora. E ao ler o roteiro constatei que estavam todas lá”, completou o autor. Quem assina a adaptação é Marcos Bernstein (de “Central do Brasil” e “Terra estrangeira”). “Decidimos que a infância não poderia ficar de fora, por talvez ser a parte mais dramática da vida do Chico. E muito menos a velhice, quando ele passa a usar peruca. Acho que essa é a imagem mais fresca que as pessoas têm dele”, diz o roteirista.



O filme é conduzido pela participação de Chico Xavier, já idoso, no programa de entrevistas “Pinga fogo”, que tenta por todos os artifícios fazer o médium cair em contradição.
Ao longo de perguntas provocativas de jornalistas, o médium relembra passagens importantes de sua vida – da juventude em Pedro Leopoldo à consagração em Uberaba, onde viveu até os últimos dias.


Trama paralela é protagonizada por Orlando (Tony Ramos) e Glória (Christiane Torloni), pais que perderam o filho em uma tragédia e recebem uma carta psicografada das mãos de Chico Xavier. “Esse casal é o ponto direto de identificação com o espectador, é o que representou o Chico para todos nós: a possibilidade de ter de volta um filho, um parente querido que perdemos”, analisou Bernstein.


Além de Nelson, interpretam o médium na fase adulta e na infância os atores Ângelo Antônio e Matheus Costa. Completam o elenco Letícia Sabatella, Paulo Goulart, Giulia Gam, Pedro Paulo Rangel, Cássia Kiss, Luís Melo, Carla Daniel e Giovanna Antonelli.
Possessão
Em uma das cenas conduzidas por Antônio na Casa da Prece, fundada por Xavier em Uberaba, Daniel Filho disse ter presenciado uma possessão. “Parece que uma senhora, figurante, encarnou algum espírito. Ela teve que ser tirada às pressas da sala”, relembra.


A fé e a religiosidade foram um traço marcante das filmagens. Segundo o diretor era comum que figurantes chorassem muito nas cenas. “Principalmente em Uberaba, onde muitas pessoas estiveram com o Chico, havia muita comoção”.



Mas apesar desse tipo de relato, Filho faz questão de enfatizar que “Chico Xavier” não foi feito com a intenção de ser um filme religioso, sobre a doutrina espírita. “É a história de um brasileiro excepcional, que escreveu 412 livros e vendeu mais de 30 milhões no mundo todo”.
Bruno Wainer, um dos produtores do filme, acredita que católicos, evangélicos e seguidores de outras religiões não devem descartara a ida ao cinema. "O filme não levanta a bandeira do espiritismo. Ele é mais voltado para os valores que o Chico pregou, que são a paz e o amor. Quem é contra isso?", questiona.

Por Clenilson Sandim
Redação Cineclube

HOMENAGEADO EM HOLLYWOOD

Com saúde debilitada, Dennis Hopper é homenageado em Hollywood!!
O ator Dennis Hopper, que luta contra um câncer na próstata, surpreendeu ao comparecer a uma homenagem em Hollywood, nesta sexta-feira (26). Segundo o jornal “El País”, horas antes os advogados do astro do filme "Sem destino" haviam anunciado que seu estado de saúde era "terminal" e ele não estaria no evento.

Aos 73 anos, Hopper passa por quimioterapia para conter o câncer em estado adiantado e que já entrou em metástase. Ainda segundo o "El País", os médicos teriam autorizado a ida à Hollywood, pois a homenagem seria "positiva para a saúde mental" do ator.
Protegido por um casaco largo que disfarçava sua magreza - ele estaria pesando 45 quilos - e com a mão direita enfaixada, o ator sorriu e agradeceu os aplausos que recebeu de fãs durante homenagem na Calçada da Fama. O ator recebeu a estrela de número 2.403, em frente ao Teatro Egípcio.
Entre os famosos na homenagem, estava o ator Jack Nicholson, colega de elenco de Hopper em "Sem destino" (1969). Os dois formaram com Peter Fonda o trio que protagonistas do filme sobre motoqueiros rebeldes, considerado um dos ícones da contracultura.

Por: Clenilson Sandim
Redação Cineclube

FESTIVAL DE CANNES

             'Robin Hood' abrirá o Festival de Cannes


Filme de Ridley Scott será exibido fora de competição em 12 de maio.
Diretor já foi premiado no evento em 1977 com 'Os duelistas'.

O 63º Festival de Cannes terá como filme de abertura, em 12 de maio, a aventura "Robin Hood", protagonizada por Russell Crowe e Cate Blanchett e dirigida pelo britânico Ridley Scott. O longa será exibido fora de competição, anunciou a organização do evento.
O filme, que também tem participações de William Hurt, Max Von Sydow, Vanessa Redgrave e Lea Seydoux, chegará aos cinemas da França no mesmo dia da exibição em Cannes e em 14 de maio no mundo inteiro.Produzido pelo estúdio americano Universal, "Robin Hood" tem roteiro de Brian Helgeland - que adaptou para o cinema as obras "Los Angeles cidade proibida e "Sobre meninos e lobos" - e relata o nascimento da lenda de Robin Hood.
"Nesta nova versão da lenda, Ridley Scott escolheu Russell Crowe para um papel que já foi protagonizado por Errol Flynn, Sean Connery e Kevin Costner", lembra a organização do festival em um comunicado.
Aos 72 anos esta será a terceira participação de Ridley Scott em Cannes, que foi premiado no festival em 1977 com "Os duelistas", com Harvey Keitel, e exibiu fora de competição em 1991 o road movie feminista "Thelma & Louise", com Susan Sarandon e Geena Davis.
Em 2001, o épico "Gladiador", de Scott, deu o Oscar de melhor a Russell, com que o diretor também filmou "Um ano bom", "O gangster" e "Rede de mentiras".
Tim Burton no júri
No dia 15 de abril Thierry Frémaux, diretor geral do Festival de Cannes, divulgará a lista de 20 filmes que disputarão a Palma de Ouro na edição deste ano, que será celebrada de 12 a 23 de maio.
O júri será presidido pelo cineasta americano Tim Burton, responsável por obras como "Edward mãos-de-tesoura", "Ed Wood" e cujo filme mais recente, "Alice no País das Maravilhas", em 3D, é um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos.
Em 2009 o filme de abertura foi a animação "Up - altas aventuras", de Peter Docter e Bob Peterson. A Palma de Ouro foi conquistada pelo austríaco Michael Haneke por "A fita branca".







Google
Pesquisa personalizada



quinta-feira, 25 de março de 2010





----------------------------

PASSOS DA PAIXÃO...

Opereta apresenta a 11ª edição do “Passos da Paixão’

A encenação do espetáculo teatral acontece na Praça da Bíblia e na Praça de Eventos

No próximo dia 02 de abril, a partir das 20 horas, a cidade de Poá, mais uma vez e pelo 11º ano consecutivo, servirá de palco para a representação da Vida e Paixão de Cristo. O projeto “Passos da Paixão”, criado no ano 2000, é uma realização da Associação Cultural Opereta e conta com total apoio da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá e Secretaria Municipal de Cultura que além de subsidiar com aporte financeiro, contrata empresas de som, iluminação, palcos e arquibancadas. Para a edição 2010, o apoio vem também da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura que contemplaram a Associação Opereta com o Ponto de Cultura através do Projeto Mãos à Obra que, até 2012, capacitará adolescentes e adultos para a produção e montagem de espetáculos de artes cênicas.
A encenação terá início na Praça da Bíblia - ao lado da Câmara Municipal de Poá - onde o público acompanhará desde a vida pública até a condenação de Cristo. A partir daí, como tradição, os atores serão acompanhados pelo público em caminhada até chegar à Praça de Eventos onde os atores encenarão os momentos finais da vida de Cristo.
Segundo expectativas da organização, são esperadas cerca de 15 mil pessoas da região do Alto Tietê e grande São Paulo para assistirem a um espetáculo inusitado e grandioso que a cada ano amplia suas proporções.
Para este ano, a novidade é que o texto e cenários foram adaptados para aproximar, ainda mais, o público da história contada há mais de dois mil anos. Frases, diálogos e imagens criarão uma relação entre o mundo antigo e o contemporâneo.
Desde janeiro, cerca de 60 atores e figurantes dos diversos credos, da região do Alto Tietê, ensaiam para a montagem da encenação. Participam também, cerca de 50 profissionais e voluntários que compõe a equipe de direção, produção e apoio ao projeto.

Informações:
Associação Cultural Opereta – (11) 4638-2700 / 7146-6376 / 9318-8001

quinta-feira, 11 de março de 2010

FESTIVAL DE CINEMA DO ALTO TIÊTE 2010!!
O CINECLUBE ARCO DE TRIUNFO
Recebe inscrições para o Festival de Cinema do Alto Tiête. Há oportunidades para estreantes e profissionais. O melhor Curta será premiado com R$ 5 mil.Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30 de Abril .

O Festival de cinema do Alto Tiête selecionará até 2 (dois) curtas que recebera a premiação de 5 mil para o 1 colocado e 2.500 para o 2 segundo.

A seleção das propostas se dará em duas fases, sendo que na primeira serão classificadas as 20(vinte) que alcançarem as maiores notas médias pelo publico que assistirá o festival. Na segunda fase, a Comissão Especializada de Julgamento selecionará, em reunião presencial, as 4 (quatro) melhores propostas, sendo 2 (duas) com vistas a receber o valor de 5.000 mil 1 colocado e 2.500 2 colocado e outras duas troféu e certificado de participação.
Os demais participantes receberão certificados de participação.
Será constituída Comissão Especializada de Julgamento, composta por profissionais de comprovada experiência e notório saber na área audiovisual ou sobre o tema proposto.
É vedada a participação na Comissão Especializada de Julgamento de membros e/ou suplentes que:
I - tenham interesse direto ou indireto na matéria; e/ou,
II - tenham participado como colaborador na elaboração de alguma das obras apresentadas, ou se tal situação ocorre quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.
O membro da Comissão que incorrer em impedimento deve comunicar o fato ao referido colegiado, abstendo-se de atuar, sob pena de nulidade de seus atos.
Os critérios de seleção das propostas serão:
Originalidade;
Criatividade;
Tema proposto;
Qualidade técnica;
Roteiro;
Detalhamento da proposta;
Pertinência com os temas especificados.
Inf: 4642-6073/8028-0804/9427-6825 e-mail : cineclube2008@gmail.com